Terça-feira, 24 de Janeiro de 2006

Pequena história

 

Pequena história da
Península Ibérica



Depois dos povos pré-históricos, um dos primeiros povos que terá chegado à Península Ibérica foram os Iberos. Era um povo moreno de estrutura médio, originários provavelmente, do Norte de África. Ficaram-se principalmente no sul, junto ao Mediterrâneo. Usavam o bronze para fabricar armas e escudos de defesa . As suas casas eram circulares, foram os Iberos, que deram o nome à península.

Este povo estava dividido em várias tribos. Conheciam a escrita, cultivavam as terras e tratavam dos animais.


Os Celtas, que vieram depois, no século VI a.c., procuraram terras férteis no norte do actual Portugal, faziam casas redondas e com telhados cobertos de colmo que se chamavam castros. Ficaram conhecidos com a ourivesaria que fabricavam, que era de real valia.

Os povos Celtas e Iberos juntaram-se formando o povo Celtibero.

Uma das suas tribos mais famosas era a dos Lusitanos que viviam entre o rio Douro e rio Tejo na Lusitânia. O seu mais famoso chefe era Viriato, um pastor da serra da estrela que derrotou inúmeras vezes os Romanos.

Para muitos, os Lusitanos são os verdadeiros antecessores dos portugueses. Entre as numerosas tribos que habitavam a Península Ibérica quando chegaram os romanos, encontrava-se, na parte ocidental, a dos lusitani, considerada por alguns autores a maior das tribos ibéricas, com a qual durante muitos anos lutaram os romanos.

Não se sabe ao certo qual a sua origem. Alguns autores também incluem nos Lusitanos, os Galaicos, que, por sua vez, tinham por vizinhos, a oriente, os Astures e os Celtiberos.

Os galaicos aparecem documentados por vez primeira formando parte do exército do caudilho luso Viriato como mercenários de guerra mas os galaicos (castrejos) ao norte do Douro posteriormente seriam administrados por Roma como província autónoma na Gallaecia (Galécia) à margem da Lusitânia e da Hispânia Tarraconensis trás ser conquistados por Décimo Júnio Bruto o Galaico.

 

Península Ibérica editou às 23:36
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Anónimo a 1 de Março de 2006 às 15:08
boa tarde. gostei muito do site. gostaria de saber se me pode indicar alguns sites relacionados com o tema, pois é um tema que me interessa mnuito.
obrigadoPaulo
</a>
(mailto:pauloricardopina@gmail.com)


De Anónimo a 25 de Janeiro de 2006 às 22:21
Vomcê tem cada dia um blogue novo! :)

Esperava já uma página como esta! Parabéns! Viva a península Ibérica!Ibérico
(http://www.agal-gz.org/blogues/index.php?blog=14)
(mailto:manuelsanchezf2005@yahoo.es)


De Encantadoria do Parque a 14 de Novembro de 2011 às 20:58
Muito Educativo :)


Comentar post